Notícias

Preços de imóveis têm queda real de 4,58% nos últimos 12 mese

Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro o preço dos imóveis subiu em média 0,65% nas 20 cidades brasileiras acompanhadas pelo índice FipeZap.

Já a inflação, medida pelo IPCA deve encerrar o mesmo período com aumento de 5,49%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, ao considerar o efeito da inflação, o índice mostra que os imóveis devem ter queda real de preço de 4,58%.

A queda real de preço é registrada quando o valor de um determinado bem, como é o caso do imóvel, tem uma alta inferior ao aumento generalizado de preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA.  Vale destacar que a variação real não é calculada por uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

Com exceção de Belo Horizonte, que registrou aumento real de preços no período, as cidades que compõem o índice tiveram variações de preços inferiores ao IPCA nos últimos doze meses. Entre estas cidades, cinco tiveram queda nominal de preços na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Fortaleza, Niterói e Goiânia.